O dia 30 de janeiro de 2014 ficará marcado na história pelo dia em que a administração Célio de Oliveira levou o maior calote.
Tendo como estopim o não envio de convite oficial da inauguração do CEU, por parte da Secretaria Municipal de Governo e Gestão Participativa, para o ex-prefeito João Luís dos Santos, o PT – Partido dos Trabalhadores agiu da forma que lhes são muito peculiares; tomou o espaço e a cena da solenidade e fez do prefeito Célio de Oliveira um mero coadjuvante.
Capitaneado por membros da executiva municipal e de militantes, o Partido dos Trabalhadores se organizou magistralmente colocando faixas enaltecendo a conquista do CEU das Artes e Esportes. Segundo a faixa: “Uma conquista da administração municipal, gestão do PT, em 2011. Obrigada Presidenta Dilma, Ministra Marta e obrigado ex-prefeito João Luís”.
Se não bastassem as faixas, os filiados de cidades como Araçatuba, Birigui, Promissão e Barbosa vieram engrossar ainda mais o coro dos militantes penapolenses. Inclusive convocou às pressas a presença do Deputado Estadual por São José do Rio Preto, João Paulo Rillo. O “bote” já estava armado!
Sem nenhuma justificativa o cerimonial foi modificado e a inclusão do Deputado Estadual João Paulo Rillo e do ex-prefeito João Luís dos Santos foi meramente ilustrativo para o que viria depois. Ao ser anunciado o ex-prefeito foi calorosamente saudado enquanto o atual mandatário em baixo de minguantes aplausos subiu ao palco.
Os discursos da senadora e ministra Marta Suplicy, mas principalmente, do Deputado João Paulo Rillo, foi uma verdadeira “rasgação de seda” para o ex-prefeito. Disse da importância daquele prédio e de outros como o Museu Histórico e o Museu do Folclore que também passou por reformas, bem como, da construção da Casa de Cultura que foram conquistas da administração do PT – de João Luís dos Santos.
Ao fim da cerimônia percebemos o quanto essa atual administração está claudicante e sem saber ao certo o que aconteceu naquela manhã.