Desde a última segunda-feira, às 7h15, o mecânico Aparecido Alves de Araújo, aguarda no Pronto Socorro Municipal, por uma vaga para internar seu filho de 22 anos – que foi diagnosticado com esquizofrenia – no único hospital psiquiátrico de referência na região de Araçatuba, o Hospital Espírita João Marchesi. Espera ultrapassa 60 horas.
De acordo com relato do pai, na sexta-feira (13), após sofrer um surto psicótico, o filho foi medicado no PS e orientado a voltar somente na segunda-feira (16), para incluí-lo na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) – sistema que gerencia a abertura de vagas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Porém, desde então aguarda com o filho em uma sala – sem ar condicionado ou ventilador – por uma vaga. Já se passaram mais de 60 horas e ainda continua sem nenhuma resposta da direção do Pronto Socorro – gerenciada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui em cogestão com a Prefeitura de Penápolis.
Aparecido inclusive procurou na tarde dessa quarta-feira (18), o Ministério Público do Estado de São Paulo para relatar a situação e agora aguarda uma medida por parte do órgão – que iria solicitar informações ao Pronto Socorro sobre o caso.
Até agora nem o secretário de saúde, Wilson Carlos Braz e a Prefeitura de Penápolis vieram a público dar satisfação sobre o assunto. O Blog do Faria está aberto para que as autoridades do município possam esclarecer o assunto à população.
O Blog do Faria acompanhará o caso até que resolvam a situação do jovem.