O município de Penápolis será palco de mais uma edição do Circuito SESC de Artes. O evento acontecerá no próximo dia 7 de abril, das 16h às 21h30, na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, com todas as atividades totalmente gratuitas.
Para celebrar a nova edição, que reunirá 400 artistas e mais de 600 horas de programação em espaços públicos de todo estado de São Paulo – o SESC Birigui convidou jornalistas, blogueiros, influenciadores digitais e representantes dos governos municipais para participarem, no último dia 20 de março, do lançamento do Circuito, no SESC Pompéia em São Paulo.
Pela segunda vez, o Blog do Faria teve a oportunidade de acompanhar de perto as novidades desse ano. Para essa 10ª edição, o tema será “Arte na Rua para Todos”, que irá propor a ocupação dos espaços públicos, a ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.
O Circuito SESC de Artes terá atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, envolvendo 110 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
KINEMATOS | MANOAMANO (ARG)
Um rapaz entediado e uma moça excêntrica desenvolvem um jogo de cena que parte de técnicas circenses aparentemente simples e vai até números muito exigentes, sempre com muita interação com o público. A companhia argentina usa o humor junto com malabarismo, acrobacia, equilibrismo e outras habilidades do circo contemporâneo em uma linguagem urbana e atual.
CADA QUAL NO SEU BARRIL | CIA. DA REVISTA (SP)
Influenciado pela linguagem de personagens dos desenhos animados e do cinema mudo, o espetáculo da companhia paulistana é todo construído em dramaturgia corporal, sem qualquer texto falado. Livremente inspirado no livro de Ruth Rocha “Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril”, o grupo utiliza técnicas de palhaço, dança e mímica dramática para interagir e divertir a plateia.
MANÉ BONECO | GRUPO ZUMB.BOYS (SP)
A companhia de dança se inspirou nos bonecos conhecidos como Mané Gostoso, muito presentes em feiras do Nordeste, feitos com madeira e com pernas e braços articulados com cordões. Assim, o corpo dos intérpretes ganha movimentos como se fossem articulados por corda e que são facilmente reconhecidos pelo público, que também é convidado a entrar na brincadeira e participar da dança.
EMBLUES BEER BAND | EMBLUES BEER BAND (SP)
O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de rua de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e a influência do jazz, blues, folk e da música regional brasileira. A banda é formada por Fábio Véio (trompete), Marcel Moreno (voz e violão), Juan Jarandilha (voz e ukulele), Ivan Valle (contrabaixo) e Rafael Massi (washboard).
GABIETE DE CURIOSIDADES & HABILIDADES
Programação inspirada pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando atrações artísticas e curiosidades. Projeto cenográfico: William Zarella.
BRUXINHAS DE PANO (SP) | GLÓRIA VIANA
Oficina para construção e customização de bonecos/as de pano, também conhecidas como bruxinhas, especialmente no Nordeste. A arte-educadora Glória Viana orienta o público na construção e customização das peças com canetinhas, cola, bordados e amarrações.
PALAVRA + IMAGEM | INSTITUTO CLIO (SP)
Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.
CURTAS DE ANIMAÇÃO DA PIXAR
Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.