No próximo dia 9 de abril, a cidade de Penápolis, mais especificamente a Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, será palco de uma dos maiores eventos do Brasil – o Circuito Sesc de Artes. Com o tema ‘Conectando lugares, circulando ideias’, o encontro terá programação totalmente gratuita e voltada para todas as idades levando graça, beleza, talento e histórias para emocionar, através de uma programação com diferentes linguagens artísticas de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais, literatura e cultura digital / artemídia.
Penápolis está no roteiro 11 que inclui os municípios Lins e Araçatuba, além de Lorena, São Luiz do Paraitinga e Pindamonhangaba, na região de Taubaté; Igaratá, Guararema e Jacareí, na região de São José dos Campos e se encerra em Santos com apresentações em Bertioga, São Vicente e Cubatão.
Na programação de artes visuais está o Núcleo de Animação de Campinas que traz a oficina ‘Zootrópio – Brinquedo Ótico – Gabinete de Curiosidades e Habilidades’ e explorará os princípios básicos da animação cinematográfica, a partir da gravação de imagens quadro a quadro e da construção de brinquedos de ilusão de óticaJá no cinema o ‘Cine Magia – Gabinete de Curiosidades e Habilidades’, exibirá curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913.
Na dança, os performers e uma fotógrafa vão explorar e se relacionar com os obstáculos em Raízes em Ruínas, propondo uma reflexão sobre essa nova paisagem construída pela presença dos artistas e do público, sendo que no trajeto, serão utilizados movimentos da capoeira angola e do parkour para ressignificar o cenário composto essencialmente por raízes e ruínas.
No teatro, o grupo Buraco d´Oráculo traz o espetáculo ‘O Cuscuz Fedegoso’, que conta a história de Dona Maria, que entre os quitutes vendidos está o cuscuz feito com fedegoso, um matinho cheiroso, que não faz lá muito sucesso.
Já em literatura ‘Palavra + Imagem – Gabinete de Curiosidades e Habilidades’, traz o Grupo Ebâ e um acervo de livros ilustrados, oferecido por duplas de mediadores que incentivarão adultos e crianças a realizarem leituras individuais e compartilhadas.
No circo o espetáculo “Risos!” da Cia. Circo Amarillo, traz números cômicos e excêntricos Os artistas exibem uma série de performances com claves, diabolô e bambolê, além de demonstrarem equilíbrio sobre arame e com parada de mão.
Fechando a programação o cantor e compositor José Paes de Lira (ex-vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado) se une ao grupo Coco Raízes de Arcoverde para apresentar um espetáculo de música e poesia, que nasceu na cidade homônima no sertão de Pernambuco. O recital de poesia criado por Lira dialoga com as vozes, a percussão e o sapateado de dançarinos de coco de diferentes gerações, tanto de homens, quanto de mulheres. As batidas são marcadas pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzá.
Conceito
De acordo o Sesc (Serviço Social do Comércio) a proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade do Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas, sendo que a ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.
A nova edição percorrerá 114 cidades do Estado de São Paulo, oferecendo 67 atividades nas áreas de artes visuais, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. A perspectiva é ampliar o alcance de público da edição de 2015, que contemplou cerca de 280 mil pessoas nas 108 cidades pelas quais passou. No total, 798 apresentações e intervenções artísticas, com a participação de 311 artistas, farão a alegria de muita gente nos finais de semana. A programação completa está disponível em: sescsp.org.br/circuitosescdeartes