Barbudo de opinião
seja membro

Saída de Penápolis no CISA ainda é incerta. Entenda!

A permanência do município de Penápolis no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA) ainda é incerta. Depois de uma longa reunião, na manhã dessa segunda-feira (28), que durou aproximadamente quatro horas, o encontro foi suspenso até a próxima terça-feira (5), às 9h, para que houvesse durante a semana a elaboração de alguns estudos. Na semana passada, após suspensão dos atendimentos, o prefeito Célio de Oliveira (PSDB), havia anunciado a saída do município de Penápolis do CISA e a criação do Centro de Especialidades de Penápolis (CEPEN).

Contudo, no mesmo dia em que anunciava o novo serviço na imprensa, a Prefeitura de Penápolis entrava na justiça local com um pedido requerendo tutela antecipada com objetivo de retornar os atendimentos ambulatoriais do CISA, mostrando claramente a indefinição do governo com relação à saída da associação pública e o futuro do novo serviço perante a falta de recursos para a manutenção dos atendimentos. Tanto é que posteriormente, o próprio município desistiu do processo com a justificada de que as partes (CISA e Administração Municipal) entraram em composição amigável.

As negociações entre a Prefeitura de Penápolis e o CISA começaram na última sexta-feira (25). Durante a reunião não houve acordo e novo encontro foi agendado para a manhã dessa segunda-feira (28), que terminou com a suspensão do encontro para a próxima terça-feira, dia 5 de junho, sem nenhuma definição.

SAÙDE MENTAL
De acordo com as informações obtidas pelo BLOG DO FARIA, durante a reunião o prefeito Célio de Oliveira (PSDB) pediu que fosse liberado o atendimento da Saúde Mental, pois, poderia acarretar alguns problemas aos munícipes. Por unanimidade, o Conselho de Prefeitos liberou o atendimento à Penápolis, exceto a distribuição de remédios, pois, nenhum município está tendo acesso.

CÂMARA
A prefeita de Alto Alegre e presidente do CISA, Helena Berto (PV), foi convidada, para comparecer na noite dessa segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores de Penápolis, para explicar a suspensão dos atendimentos e o futuro da associação pública com a possível saída do município do Consórcio.

O BLOG apurou que por solicitação do Conselho de Prefeitos, a prefeita não irá comparecer à sessão legislativa penapolense. O motivo seria para não colocar a perder, talvez, a negociação com o município de Penápolis. Mas, que assim que terminar as tratativas a prefeita irá à Câmara para dar uma satisfação aos vereadores e a população penapolense. 

O encontro reuniu os sete prefeitos da comarca – que engloba os municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luziânia e Penápolis.

O BLOG DO FARIA entrou em contato com a prefeita Helena Berto, mas, ela não quis falar sobre o assunto.

Como você está lendo este texto hoje, tenho um pequeno favor a pedir. É sabido que estamos em momento de crise e incerteza, mas, a solidariedade e a esperança é que me move todos os dias.

Dezenas de leitores, deram um passo para nos apoiar financeiramente. Isso nos mantem abertos e independentes. Ao contrário de outros portais de notícias, o jornalismo profissional do Blog do Faria está disponível para que todos possam ler, independentemente se podem pagar ou não.

Afinal, acreditamos na informação e como ela pode impactar as pessoas, comunidades e/ou inspirá-las a realizar seus sonhos e objetivos. Meu objetivo é oferecer aos leitores uma perspectiva crítica de ações de governo – seja ela, de qual esfera de poder for, pois acabam moldando a realidade a que estamos inseridos.

Cada contribuição, fortalece nosso jornalismo profissional. Apoie o Blog do Faria com apenas R$ 9,90/mês.

comentários

Os comentários não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Lembre-me no mês que vem

Enviaremos a você no máximo duas mensagens no mês que vem.

Comunicar erro

Comunique ao Blog erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saída de Penápolis no CISA ainda é incerta. Entenda!

BLOGDOFARIA

Barbudo de opinião

Envie sua notícia