Barbudo de opinião
seja membro

RESÍDUOS SÓLIDOS – RESPONSABILIDADE DE QUEM?

Na noite de quinta-feira (12), tive a oportunidade de participar da audiência pública promovido pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) sobre o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos que vem sendo debatido desde março do ano passado quando realizou a 11ª edição do Fórum de Saneamento Ambiental.

Na ocasião o engenheiro ambiental, Fabiano de Souza, da empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultoria, apresentou o Plano de Resíduos Sólidos à sociedade.
Entre os presentes estavam o prefeito Célio de Oliveira, o vice-presidente da Câmara Municipal de Penápolis, Lucas Casella, a Diretora Presidente do DAEP, Silvia Sinkai, o Promotor do Meio Ambiente do Ministério Publico Estadual, Dr. Fernando César Burguetti e o Gerente da Regional da CETESB de Araçatuba, o engenheiro José Benites de Oliveira. 
MEDIDAS
O Plano de Resíduos Sólidos propõe diretrizes a serem cumpridas de imediato, a curto, médio e longo prazo, entre eles, a responsabilização não só do poder público, mas também da iniciativa privada quanto a obrigatoriedade de também apresentar um plano de resíduos sólidos. 
A regulamentação da política pública de resíduos sólidos em Penápolis, definirá responsabilidades tanto para pessoas físicas como jurídicas por meio da lei que será enviada em breve para a Casa de Lei, onde após aprovado será um marco histórico na gestão municipal de resíduos sólidos. 
De acordo com Sílvia Shinkai, o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos é o ponto de partida para ações que garantirão o bem comum e o interesse da coletividade.  

Como você está lendo este texto hoje, tenho um pequeno favor a pedir. É sabido que estamos em momento de crise e incerteza, mas, a solidariedade e a esperança é que me move todos os dias.

Dezenas de leitores, deram um passo para nos apoiar financeiramente. Isso nos mantem abertos e independentes. Ao contrário de outros portais de notícias, o jornalismo profissional do Blog do Faria está disponível para que todos possam ler, independentemente se podem pagar ou não.

Afinal, acreditamos na informação e como ela pode impactar as pessoas, comunidades e/ou inspirá-las a realizar seus sonhos e objetivos. Meu objetivo é oferecer aos leitores uma perspectiva crítica de ações de governo – seja ela, de qual esfera de poder for, pois acabam moldando a realidade a que estamos inseridos.

Cada contribuição, fortalece nosso jornalismo profissional. Apoie o Blog do Faria com apenas R$ 9,90/mês.

comentários

Os comentários não representam a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

Lembre-me no mês que vem

Enviaremos a você no máximo duas mensagens no mês que vem.

Comunicar erro

Comunique ao Blog erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

RESÍDUOS SÓLIDOS – RESPONSABILIDADE DE QUEM?

BLOGDOFARIA

Barbudo de opinião

Envie sua notícia