O jornalista penapolense Breno Alves e seu parceiro de profissão Vinicius Macedo lançaram na semana passada uma websérie na rede social Youtube contando histórias de trabalhadores que contribuem informalmente para a confecção de calçados na indústria de Birigui.
Segundo eles, a websérie traz à tona a rotina e a experiência de trabalhadores informais das chamadas bancas de calçados. A série é intitulada “Pés Descalços: o avesso da produção calçadista em Birigui”.
“A websérie conta a história de personagens que contribuem informalmente ou a partir da terceirização ilegal e da “quarteirização” com a produção e a economia de um dos principais polos calçadistas do Brasil”, comentam.
A oportunidade de produzir o material veio depois o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), apresentado no ano passado em formato de livro-reportagem.
“Assim como no livro-reportagem, a ideia é tornar público, só que dessa vez utilizando o recurso do áudio e da imagem, as experiências desses trabalhadores que quase sempre não são lembrados por aquilo que fazem, mas que contribuem fortemente com a economia local por meio da informalidade”, disse Macedo.
As entrevistas ocorreram nas residências dos personagens justamente para exibir o ambiente no qual esses trabalhadores estão inseridos. “Nosso objetivo é exibir o outro lado dessa produção. Quem são essas pessoas, como trabalham, por que optaram pela informalidade. Ou seja, damos voz para pessoas que não são ouvidas e expomos suas intensas rotinas de trabalho”, comentou Alves.
Serão dois capítulos por semana, sempre às terças-feiras, às 19h, e aos sábados, às 12h. O terceiro episódio será exibido no próximo sábado (30), pelo canal ‘Pés Descalços Produções’ no seguinte endereço: goo.gl/VBt5xg. A divulgação dos vídeos está sendo feita através das plataformas Facebook (https://goo.gl/jYigGz), Twitter (https://goo.gl/HMaLB3) e Instagram (https://goo.gl/qrZTEM).